top of page

Como passar pela provação? (Rute 1. 15-18)

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 13 de out. de 2019
  • 6 min de leitura

Assunto Geral: Provação

Assunto Específico (tema): Como passar pela provação?

Texto Bíblico: Rute 1.15-18

Objetivo Geral: Consagração

Objetivo Específico: Convencer os irmãos a continuarem confiantes no Senhor mesmo diante das provações.

Proposição (grande ideia): Deus honra nossa fidelidade quando passamos pelas provações confiantes.

Introdução (captação) Durante o tempo dos juízes uma grande seca assolou a cidade de Belém de Judá. Muitas famílias da tribo de Efraim tiveram que mudar daquela região para fugir do sofrimento. Muitas foram parar na terra de Moabe, uma delas era a família de Elimeleque. Casada com Noemi, eles tiveram 2 filhos Malom e Quiliom. Em Moabe estes casaram-se com Orfa e Rute, mulheres moabitas. Elimeleque morreu e Malom e Quiliom também. Noemi havia fugido do sofrimento, mas o sofrimento acompanhou Noemi que se viu muito desesperada, porque ter de cuidar das 2 noras viúvas. Despedida, Orfa voltou ao seu povo, mas Rute decidiu ficar com sua sogra. Queria continuar vivendo perto da sogra, que já se tornara sua amiga. A vida de Rute é uma mensagem de esperança para quem se encontra desmotivada, uma luz no fim do túnel para quem se encontra numa situação onde aparentemente não há soluções, um momento de alegria para quem sofreu uma grande perda, um refrigério para quem está travando uma dura batalha, um renovo para quem reconhece que não há mais força para reverter uma situação.

1. A vida de Rute ensina que a amargura é um dos capítulos da vida! Às vezes a alegria se transforma em tristeza (1.21). Noemi significa “agradável”, mas Mara “amarga” (1.20). A amargura de Noemi não era resultante de sua tragédia, mas da tragédia de suas noras (1.13). Noemi sofria pelo sofrimento de Rute, que ficara viúva precocemente e sem filhos para consolá-la. Algumas pessoas acreditam que a vida é um grande parque de diversões. Que viver é uma piada. Estas pessoas fazem de suas palavras e suas atitudes uma simples brincadeira. A Escritura Sagrada diz: Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. Eclesiastes 11:8 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Efésios 6:13 Devemos encarar os dias maus, os dias de sofrimento com a firmeza de um adulto, e não com a inocência de uma criança. Enfrentar os dias de sofrimento confiantes em Deus, pois assim como um sol brilha por cima das tempestades, Deus continua Soberano apesar do sofrimento. Diz a Escritura Sagrada: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1 Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Salmos 121:1-2 Lembre-se: Deus é maior que a enfermidade, mais poderoso do que a morte, maior que qualquer problema.

2. A vida de Rute ensina que algumas amizades nos acompanharão pelo resto de nossas vidas (1.17)! O sofrimento de Noemi e Rute só podia ser superado pela fé e pela amizade entre as duas. Noemi perdeu 2 filhos, mas ganhou uma filha. Rute perdeu um marido, mas ganhou uma mãe. A amizade entre as duas foi fundamental para a recuperação. Alguns relacionamentos são tão fortes que só a morte pode separar. Os momentos de sofrimento têm algumas vantagens, eles trazem nossos verdadeiros amigos para mais próximo de nós. Não é no momento da riqueza que reconhecemos nossos verdadeiros amigos, mas no momento da pobreza. Não é no momento de saúde que reconhecemos nossos verdadeiros amigos, mas no momento de enfermidade. Não é no aniversário ou no casamento que reconhecemos nossos verdadeiros amigos, mas no momento de luto. As pessoas que devemos valorizar são aqueles ficam conosco mesmo quando as coisas vão indo mal. A Escritura Sagrada diz: Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17:17 Lembre-se: Você não pode viver sozinho. Então procure os melhores amigos que você pode ter, e não se esqueça de ser este melhor amigo que o próximo precisa ter.

3. A vida de Rute ensina que algumas pessoas nos influenciam a abandonar nosso passado e com ela construir um novo futuro (1.16)! Rute abandonou seu povo sua religião, para fazer parte do povo de Noemi servindo ao Deus de Noemi. A vida de Noemi chamou a atenção de Rute passando a desejar assim, o seu Deus. Jesus nos mandou a influenciar, ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-14). Mostrar o próximo o melhor caminho, o caminho de Deus. Mas para trilhar por este caminho é necessário confiar neste caminho e seguir, obedecer. Influenciar é mostrar e convencer. Não apenas com nossas palavras, mas também como nosso exemplo. Não podemos mostrar um caminho seguro se não conhecemos este caminho. Não podemos levar nosso próximo a águas tranqüilas, se não sabemos onde estão estas águas. Talvez leve tempo para influenciar uma pessoa, mas isso não quer dizer que temos que desistir dela, pelo contrário, que devemos ter paciência com ela, assim como nossos irmãos do passado tiveram paciência conosco. Diz a Escritura Sagrada: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9 Lembre-se: Deus quer usar você para alcançar as almas perdidas. Não pense que você é incapaz, apenas confie em Deus.

4. A vida de Rute ensina que nossas atitudes corretas são recompensadas por Deus (2.2, 11)! Rute enfrentou a dor, permaneceu com Noemi, e Deus honrou a sua filha. Se Rute tivesse pensado apenas em si e não tivesse se importado com a situação da sogra não iria para Belém de Judá e teria sua vida mudada pelo Senhor. A melhor maneira de demonstrar nossa fé é através de nossa conduta. Deus vê o quanto temos sido fiéis a Ele. Deus não está dormindo, está ciente de tudo que acontece no mundo, no Brasil, em Itaperuna, na igreja, em sua casa, e até dentro do seu coração. Deus tem cuidado do seu povo. E quando Ele se levantar há de destruir o mal e trazer a sua paz. Diz a Escritura Sagrada: Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Salmos 139:12 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25 Lembre-se: Seja fiel a Deus, mesmo que você não receba nada em troca disso.

5. A vida de Rute ensina que por mais que sejam escuros os dias, profunda a dor, o último capítulo de nossas histórias nos guardam uma imensa alegria, um consolo sobre toda a dor (4.14)! Resgate era uma ordem da Lei que dava ao membro da família, mesmo que distante, resgatar, pagar, o direito de posse pelas terras e até casar-se com a viúva do parente caso não tivessem filhos para manter a descendência. Resgatar as terras de Elimeleque significava também prover sustento e dividir a herança com Rute. Deus preparou alguém para resgatar Rute, um homem amoroso e muito rico, seu nome era Boaz. Assim como Boaz fez por Rute o que esta não poderia fazer por si mesma, Deus fez e faz por nós tudo que não podemos fazer por nós mesmos. Não podemos viver, por isso Ele nos trouxe a vida. Não podemos nos salvar, por isso Ele nos salva. Não podemos permanecer, por isso Ele nos sustém. Diz a Escritura Sagrada: A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta. Salmos 63:8 Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19 Lembre-se: Deus faz por você aquilo que você não pode fazer por si mesmo.

Conclusão Deus escolhe nossas provações, nós escolhemos como reagiremos a elas. As provações da vida, por duras que sejam não servem para nos destruir, mas para nos mostrar um caminho ainda mais excelente. Não é por ódio que o ourives introduz o ouro no fogo, mas para torná-lo mais puro. Através das provações Deus faz crescer nossas almas. A melhor maneira de passar pelos momentos de sofrimento da vida é com confiança, crendo realmente, que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.32). Por isso, se você esta passando por momento difícil nos seus relacionamentos, na família, no trabalho, confie em Deus, e deixe-o ser o seu Consolador, o Seu Deus, o Seu Ajudador.

Posts recentes

Ver tudo
Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

 
 
 

Comentários


SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page