top of page

Transformando provas em triunfo! (Tiago 1.1-8)

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 13 de jun. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 20 de jun. de 2021

Assunto Geral: Provas


Assunto Específico (tema): Transformando provas em triunfo!


Referência Bíblica: Tiago 1.1-8: Eu, Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro. Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem dúvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.


Objetivo Geral: Pastoral


Objetivo Específico: Despertar os discípulos para liderem com as provas numa perspectiva esperançosa.


Proposição (grande ideia): Através da sabedoria que vem de Deus podemos extrair das provas maturidade, humildade, perseverança, paciência e alegria, e assim, sairmos delas com triunfo.


Introdução (captação)

Tiago escreveu esta carta para ajudar os discípulos a resolverem alguns problemas bem específicos: duras provações, tentações, humilhação e roubo, cobiça imposições de liderança, hipocrisia, mundanismo, descontrole na língua, afastamento de Deus e conflito entre irmãos da mesma fé.

Para o autor a raiz de todos estes males é a mesma, e se chama “imaturidade espiritual”. Logo, é a busca pela maturidade espiritual que será o remédio para resolver todos esses problemas. A maturidade é viver de forma digna de Deus. É ela que vai ajudar a colocar em prática a fé.

A maturidade nos faz crescer ou a descer para uma vida cada vez mais humilde. Tiago experimentou este processo, de incrédulo a crente, de crente a líder, de líder a servo de Cristo. Esta é a transformação que o evangelho produz. O cristão maduro é uma pessoa humilde. Charles Spurgeon demonstrou a fragilidade humana colocando-a justamente como algo que liga a Deus: Não é pelo que temos (ou somos), e sim pelo que não temos (não somos), o primeiro (e provavelmente os demais) contato entre nossa alma com Deus.


1. As provações são compatíveis com a fé cristã (1.2)!

Jesus disse que no mundo teríamos aflições (João 16.33). Paulo afirmou que é necessário entrarmos no Reino de Deus através de muitas aflições (Atos 14.22). Paulo ainda compartilhou que por amor a Cristo podemos sofrer neste mundo (2 Timóteo 3.12). Nosso amigo de sofrimento Jó falou que o homem nasce para a tribulação (Jó 5.7). James Montgomery Boyce concluiu: É simplesmente a sorte de homens e de mulheres nascer em dor, causar dor, sofrer dor e morrer em dor.

As tribulações tem natureza complexa. As provações podem surgir de várias formas. Sofremos por causa da nossa própria humanidade. Sofremos pelo simples fato de estarmos vivos e sermos humanos. Outro motivo de sofrimento é a nossa pecaminosidade, sofremos porque fazemos escolhas erradas na vida. E ainda podemos sofrer pelo simples fato de sermos seguidores de Jesus. A vida cristã em si mesma tem seus próprios desafios para nos mantermos fiéis ao Senhor.

2. As provações são variadas (1.2)!

As provas possuem várias formas, são multiformes. Os problemas são os mais diversos possíveis. Quantos problemas lidamos em nosso dia? Muitos! Porém a mesma palavra aparece em outro lugar na Bíblia mostrando que para cada problema Deus tem um suporte específico. A graça também é multiforme e possui várias formas (1 Pedro 4.12).


3. As provações são passageiras (1.2)!

Tudo passa, tudo sempre passará. Tereza D’Avila disse: Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa! Só Deus não passa. A paciência, por fim, tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta, pois só Deus basta.

A tempestade não dura a vida toda, pois é passageira. A noite não dura o dia inteiro, pois ela é passageira. Algumas passam mais ligeiras, outras mais devagar, mas todas passam. Para algumas pessoas as provas duram menos tempo, para outras pode durar um pouco mais, mas para todas elas passam.


4. As provações são pedagógicas (1.3,4)!

Elas não acontecem necessariamente para ensinar, mas com certeza, podemos tirar aprendizados de todas elas. Como não aprender com a pandemia? Com a crise humanitária mundial? Com as guerras?

As provações nos mostram que somos capazes de perseverar e a perseverança nos leva a maturidade. A maturidade nos ensina a ter paciência. Os crentes imaturos são sempre impacientes. A impaciência pode acarretar graves consequências: Abraão se deitou com Agar sua empregada, Moisés matou um homem egípcio, Sansão contou seu segredo para Dalila e Pedro quase matou o soldado matou. Mas a maturidade não se alcança ouvindo uma mensagem, é preciso passar pela prova.


Conclusão (aplicação)

A grande verdade desta primeira ideia que Tiago escreveu é que através da sabedoria que vem de Deus que podemos olhar para as provas com uma perspectiva de triunfo tirando delas aprendizado que nos levará a uma vida de maturidade, humildade, perseverança, paciência e alegria.

Jó foi um exemplo de pessoa que transformou a prova em triúnfo. Seu livro tem como selo a qualidade de sabedoria, pois é considerado uma coletânea de sabedoria, como Salmos, Proverbios, Eclestiastes e Cantares. Este homem que perdeu seus filhos, bens e saúde, declarou depois de tudo a respeito da sua relação com Deus: Com os ouvidos eu ouvira falar de ti, mas agora os meus olhos te veem (Jó 42.5).

Como devemos enfrentar então as provas da vida? Tiago responde: com alegria. Em vez de murmurar, reclamar, ficar amargo, enfiar-se num quarto devemos nos alegrar intensamente. Essa alegria é a confiança segura na soberania de Deus, de que Ele está no controle, pois Ele sabe o que está acontecendo e para onde está nos levando.

Posts recentes

Ver tudo
Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

 
 
 

Comentários


SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page