"Alegrai-vos"!
- PIBI
- há 4 dias
- 3 min de leitura
"Alegrai-vos"!
(Filipenses 4.4)
Uma grande verdade:
Paulo recomenda a igreja que não desanimasse diante da sua situação, mas que pudessem se alegrar sempre. A mensagem é contundente, a verdadeira alegria, que Jesus dá, não depende das circunstâncias.
A palavra "alegria" aparece várias vezes nesta carta:
Paulo tem a alegria de orar pelos discípulos em Filipos por causa da cooperação no trabalho do Evangelho.
A alegria como maturidade espiritual.
A alegria de Paulo em oferecer a sua vida como oferta a Deus para o trabalho do Evangelho.
A igreja local pudesse se alegrar também pela vida de Paulo e se entregar também ao trabalho.
A alegria como modo como deveriam receber Epafrodito, o jovem que levou até Roma a oferta da igreja para ajudar Paulo na prisão.
A alegria de Paulo e da igreja por estarem unidos com o Senhor Jesus.
Paulo não se alegra pela sua nacionalidade, pela sua tradição religiosa e nem mesmo por ser circuncidado, mas sua alegria está somente em Cristo.
A alegria como uma ordem. Ela é fruto do Espírito, isso quer dizer que quanto mais cheios de Deus estamos, mais alegres somos.
A "alegria" é um assunto bíblico:
A alegria do mundo é maldita e ilusória - Lucas 6.25 - Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar.
A alegria é ultra circunstancial - Tiago 1.2 - Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições.
O Evangelho começa e termina com alegria (paz) - Lucas 1.28 - O anjo veio e disse: Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. - Mateus 28.9 - De repente, Jesus se encontrou com elas e disse: Que a paz esteja com vocês! Elas chegaram perto dele, abraçaram os seus pés e o adoraram.
A comunhão completa a alegria - 2 João 12 - Ainda tenho muitas coisas a dizer a vocês, mas não quis fazer isso por carta. Pois espero visitá-los e falar com vocês pessoalmente, para que assim a nossa alegria seja completa.
Jesus traz alegria as casas que o recebem - Lucas 19.6 - Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria.
O Espírito Santo concede alegria - 1 Ts 1.6 - E vocês seguiram o nosso exemplo e o exemplo do Senhor Jesus. Embora tenham sofrido muito, vocês receberam a mensagem com aquela alegria que vem do Espírito Santo.
Os apóstolos ficaram alegres por sofrerem em nome de Jesus - Atos 5.41 - Os apóstolos saíram do Conselho muito alegres porque Deus havia achado que eles eram dignos de serem insultados por serem seguidores de Jesus.
A alegria da salvação - Lc 10.20 - Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu.
A alegria de Jesus - João 15.11 - Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.
O ministério exercido com alegria - Hb 13.17 - Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.
O nosso sofrimento completa o sofrimento de Cristo - Cl 1.24 - Agora eu me sinto feliz pelo que tenho sofrido por vocês. Pois o que eu sofro no meu corpo pela Igreja, que é o corpo de Cristo, está ajudando a completar os sofrimentos de Cristo em favor dela.
A alegria da ressurreição - João 16.22 - Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.


Comentários