top of page

Seguir a Jesus, ganhos e perdas! (Mateus 8.18-22)

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 30 de abr. de 2019
  • 4 min de leitura

Assunto Geral: Seguir a Jesus

Assunto Específico (tema): Seguir a Jesus, ganhos e perdas!

Texto Bíblico: Mateus 8.18-22

Objetivo Geral: Evangelístico

Objetivo Específico: Mostrar as pessoas que para seguir a Jesus é preciso pagar um preço.

Proposição (grande idéia): Ser discípulo de Jesus é seguir um caminho rigoroso, onde o relacionamento com Ele é priorizado diante de todas as coisas na vida.

Introdução (captação)

Um antagonismo é uma oposição de idéias. Um antagonista é um personagem, que representa a oposição contra a qual o protagonista tem de lutar. Em outras palavras, é uma pessoa, que se opõem ao personagem principal, ou aos personagens principais. Utilizando o cinema para entendermos isso numa comparação, e numa linguagem para jovens e adolescentes diríamos que no Batmam o antagonista é o Coringa e nos Vingadores este papel é do Thanos. Jesus nos Evangelhos parece um antagonista, um rebatedor do que o que os outros dizem e que acontece. Quando os discípulos impedem crianças de irem até Ele, o Mestre ordena que as crianças devam ter liberdade de se chegarem. Quando os discípulos dizem que não há alimento, Ele diz que todos serão alimentados. Quando dizem que alguém morreu, Ele diz que ela está viva. Quando um discípulo diz que quer seguí-lo, Ele fala que isso é difícil. E quando outro pede para ter paciência com ele, Jesus fala que ele precisa tomar logo uma decisão. Jesus não foi contra pelo simples detalhe de ser contra a ordem natural do mundo. Jesus vai contra para transformar a realidade estabelecida pelo pecado, pelo medo e pela hipocrisia em uma realidade de humilde confiança em Deus.

1. Ser discípulo de Jesus é seguir um caminho rigoroso! (18-20)

Um mestre da lei, provavelmente um escriba, alguém com acesso a escritos importantes e com a capacidade de ler, interpretar, copiar e até traduzir para outro idioma, aprofundado no conhecimento dos livros religiosos dos judeus, estava disposto a seguir Jesus e aprender todos os dias com Ele independente do seu paradeiro. Este homem que pouco se influenciava por causa dos seus conhecimentos mostrou, ao seguir a Jesus, a influência do Mestre sobre as pessoas. Ele que estava acostumado a aprender através de preceitos agora é desafiado a aprender também através de outra forma, do exemplo que a vivência diária traria. Ele era um homem religioso e encontrou em Jesus um meio de expressar sua fé. Ele estava decidido em seguir a Jesus de maneira incondicional. Alguns acreditam que era Judas, mas faltam provas para isso. O Mestre deu uma resposta que revelava a sua falta de bens ou recursos próprios. Através dela Jesus respondeu que para seguí-lo os discípulos deveriam estar dispostos a terem uma vida simples, às vezes mais sofrida do que a dos próprios animais. Jesus mostrou que segui-lo tem um preço e que o discipulado é rigoroso. A resposta não significa que Jesus não teria dinheiro para pagar as despesas daquele discípulo porque Ele é dono do ouro e da prata. Não significa também que aqueles seus discípulos estivessem fadados a uma vida de pobreza. Ser discípulo significa viver de maneira simples com desapego das coisas materiais e que às vezes o sofrimento e desconforto ultrapassam os que a vida animal naturalmente tem.

2. Seguir a Jesus é priorizar o relacionamento com ele acima de todas as coisas! (21-22)

Outro discípulo desejava seguir a Jesus, mas antes queria “enterrar seu pai”. Jesus respondeu que aquele homem não deveria se preocupar com a morte do seu pai. A reposta de Jesus parece dura se não conhecemos o contexto daquela época, onde sepultar o pai não significava necessariamente que o pai estivesse morto e o filho deveria velá-lo, mas que o filho aguardava o falecimento do seu pai para receber sua herança. Aquele rapaz queria receber sua herança primeiro para depois viver uma aventura como discípulo de Jesus. Talvez a palavra daquele homem tenha sido inspirada no dizer do próprio Jesus a respeito das necessidades de recursos para manter as despesas do ministério, e o discípulo quisesse se preparar financeiramente para isso. A resposta de Jesus é que os mortos espiritualmente devem sepultar os mortos fisicamente, ou seja, a pessoa apegada às coisas materiais, a herança, por exemplo, é alguém morto espiritualmente, e esta quem devem se ocupar disso. O que Jesus queria dizer é que seus discípulos deveriam ter prioridades e jamais deixar de seguir por causa de herança, de riquezas materiais e de coisas desta vida. Receber herança não é errado, mas se existe algo que nos atrapalha a seguir a Jesus, isso sim é errado. Errado é tudo que nos impede de seguir a Jesus.

Conclusão (aplicação)

Dois discípulos com uma missão, seguir a Jesus. Dois discípulos com uma diferença, um era ansioso demais e o outro era cauteloso demais. Dois discípulos com um único problema, dificuldade de seguir a Jesus. Dentro do grupo dos discípulos de hoje temos ainda pessoas assim, ansiosas demais para seguir a Jesus e outras cautelosas demais para fazer. Não podemos permitir que nossa natureza pecaminosa nos impeça de seguir e Jesus. Precisamos de uma humilde confiança para seguir os passos do Mestre. Será que seguir a Jesus é mais importante para nós do que a ausência ou o acúmulo de bens materiais? Será que seguir a Jesus é para nós mais importante do que ter, ou não ter alguma coisa? Será que seguir a Jesus é mais importante do que tudo? Para algumas pessoas o impeditivo de seguir a Jesus é o mal testemunho de alguns cristãos. Para outros são problemas pessoas, os conflitos familiares ou os vícios, que impedem de seguir a Ele. Estas coisas existem, mas Jesus é maior do que tudo isso e deve ser escolhido acima de todas as coisas.

SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page