top of page

Respeito e Temor! (Malaquias 2)

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 14 de nov. de 2021
  • 4 min de leitura

Assunto Geral: Reverência


Assunto Específico (tema): Respeito e Temor!


Texto Bíblico: Malaquias 2


Objetivo Geral: Consagração


Objetivo Específico: O relacionamento com Deus precisa ser levado a sério.


Proposição (grande ideia): O povo de Israel demonstrava desrespeito em relação a Deus quando não observavam a aliança, profanando o altar, banalizando o casamento através do casamento misto e do adultério.


Introdução (captação)

Na época de Malaquias o formalismo religioso estava em alta. Para alguns comentaristas, este foi o período da história que serviu como berço na criação do farisaísmo, uma seita judaica considerada hipócrita por Jesus. Não é difícil ver a hipocrisia presente onde o formalismo é extremo, porque o formalismo favorece a utilização de máscaras pelas pessoas, de modo que, elas não são aquilo que demonstram ser.

É importante lembrar disso porque as vezes pensamos que o formalismo, representa o excesso de zelo e seriedade, e que essas são as verdadeiras virtudes de uma espiritualidade respeitosa e temerosa. Porém ainda assim o coração do homem pode se enganar, mas lá dentro, Deus consegue enxergar. E para fazer justiça e revelar a verdade, ainda que isso nos leve a certos constrangimentos, Ele nos exortará, mas é para a nossa própria salvação e para o nosso próprio bem.


Desenvolvimento


O que Deus procura em nosso interior?

Somos pessoas criadas para termos relacionamentos. Isso porque fomos criados por um Deus pessoal e relacional. Todo relacionamento, para existir, precisa da colaboração e ambas as partes. Deus espera encontrar alguma coisa em nosso interior para que o relacionamento que temos com Ele seja valioso e real.

A primeira coisa que precisa existir num relacionamento é o respeito. Nem o amor é suficiente, pois muitas pessoas dizem que amam, mas faltam com respeito, de modo que, a outra parte do relacionamento não terá seus interesses observados. Respeitar é atribuir valor ao que é do outro, é aceitar os limites da relação. Precisamos ter respeito com Deus, valorizar mais as coisas de Deus e não ultrapassar os nossos limites nessa relação.

Além do respeito, o Senhor espera encontrar em nosso interior o temor, que é uma espécie de reverência. Temer a Deus significa não tentar manipulá-lo, aceitar seu “não”, estar aberto para recebê-lo como Ele é, e não como o resultado da nossa imaginação.

Podemos confundir respeito e temor com o medo, mas o verdadeiro respeito e temor não surge a partir do medo, mas a partir do amor. O amor e o medo são antagônicos. O medo repele, mas o amor atrai. Como já disse Israel Belo de Azevedo: Devemos temer a Deus por amor e não amá-lo por temor.


Como Deus vê o que está em nosso interior?

Através das nossas escolhas, das nossas palavras, dos nossos atos Deus vê melhor o nosso interior. O nosso comportamento no cotidiano mostra quem na verdade nós somos. E precisamos nos lembrar que, para Deus, o mais importante não é o que nós fazemos, mas quem na verdade somos.

Quando o altar era profanado Deus via a falta de respeito e de temor presentes no coração do povo. Os animais, que eram oferecidos no altar, deveriam ser perfeitos, mas ao invés disso, os animais oferecidos eram os piores possíveis. As vezes pensamos que tudo que oferecemos para Deus está bom, porque Deus aceita, quando na verdade, devemos oferecer o nosso melhor, porque não há nada mais importante para nós do que a nossa relação com Ele.

Outra falha do povo de Israel do passado era a quebra da aliança. Nos termos da aliança havia uma legislação particular que tratava do casamento impedindo as uniões entre pessoas de outros povos e o adultério. A vida sexual de uma pessoa diz respeito também a Deus e as questões espirituais. Lembremos que a circuncisão era um sinal localizado justamente no órgão genital masculino. Isso nos faz lembrar que não podemos dissociar a sexualidade da espiritualidade. A fidelidade sexual aponta para a fidelidade espiritual.


Conclusão (aplicação)

O respeito e o temor precisam estar presentes e nossas vidas, e o cotidiano que vai mostrar isso. Não pelo volume do culto, ou pelas roupas que se usa, não pela aparência estética, mas pela transparência das nossas atitudes.

Mais respeito e temor demonstraremos a Deus se tratarmos as Escrituras com a seriedade que lhe é devida e não tentarmos manipulá-la, conforme nossa conveniência. Mais respeito e temor demonstraremos a Deus se nossas orações forem mais vivas e não sonolentas para com Ele e para conosco. Mais respeito e temor demonstraremos a Deus através do nosso engajamento com a igreja. Afinal, viemos ao culto para sermos servidos ou para servir?

Mais respeitos e temor demonstraremos a Deus quando nos comprometermos com os valores do seu Reino, que são, a justiça e a verdade. Mais respeito e temor demonstraremos a Deus quando tratarmos todas as pessoas com a dignidade do ser humano criado e amado pelo Pai. Mais respeito e mais temor demonstraremos a Deus quando tratarmos os nossos pecados do jeito que eles são, e não como se fossem menores e menos relevantes do que o dos outros. Mais respeito e mais temor, é o que Deus está pedindo nesta hoje a todos nós.

Posts recentes

Ver tudo
Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

 
 
 

Comments


SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page