top of page

O valor do Reino de Deus! (Mateus 13. 44-46)

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 16 de fev. de 2020
  • 4 min de leitura

Assunto Geral: Valores

Assunto Específico (tema): O valor do Reino de Deus!

Texto Bíblico: Mateus 13. 44-46

Objetivo Geral: Evangelístico

Objetivo Específico: Incentivar as pessoas a priorizar o Reino entre todas as coisas da vida.

Proposição (grande idéia): Não importa como achamos o Reino dos céus, o que importa é se estamos dispostos a renunciar o que temos para obter aquilo que não estamos preparados para ter.

Introdução (captação)

A loteria federal no próximo sábado vai sortear um prêmio acumulado de 170 milhões de reais. Pouquíssimas pessoas no mundo têm um valor deste no banco ou um patrimônio deste tamanho. Suponhamos que alguém tivesse estes seis números que serão sorteados no próximo sábado, e quisesse vender para você. Em troca você lhe daria todos os seus bens. Você trocaria?

Para mostrar como é o Reino de Deus, Jesus contou duas parábolas parecidas com esta, mas com mais propriedade e suporte espiritual, que servem para entendermos o valor do Reino, o desejarmos e o priorizarmos em nossas vidas.

Desenvolvimento


O Reino dos céus é um tesouro que muitos ainda não acharam!

Na parábola do tesouro escondido apenas um homem o encontrou. O tesouro estava sempre lá, mas ninguém foi capaz de achá-lo. Este homem o achou talvez por acidente. Na parábola da pérola, todos tinham acesso a ela. A pérola era evidente, todos reconheciam seu valor, mas um homem a achou valiosa a ponto de desejá-la, mesmo que isso lhe custasse tudo o que tinha.

Isso mostra que o Reino de Deus está escondido da maioria das pessoas. A verdade muitas vezes está escondida. Para uns o Reino está escondido. Eles não o conhecem e quando conhecerem vão desejá-lo. Outros conhecem o Reino, mas só o terão aqueles que o priorizarem.

O Reino de Deus é como um tesouro escondido. Nós quase sempre damos um valor elevado ao que é visível e, portanto, a vida nova e espiritual, que nos é dada com Jesus, é pouco estimada por nós, porque é escondida e está na esperança. Achar o Reino significa se encontrar com Jesus, e quando achamos o Reino e conhecemos a Jesus, descobrimos o maior tesouro da vida.

Existe uma diferença entre as duas parábolas. Na primeira o homem encontrou o tesouro sem querer. Já na segunda o homem vivia em busca de algo valioso. Existem pessoas que estão buscando na vida algo de muito valor, e quando encontrarem Jesus e o seu Reino vão trocar tudo por isso. Mas existem outras pessoas que não estão pensando em algo de valor, mas quando encontrarem Jesus e o seu Reino farão o mesmo, deixarão tudo para tê-lo.


Para ter o Reino precisamos abrir mão do que é bom para ter o que é melhor!

Abrir mão é renunciar, é sacrificar. Nas parábolas o desejo de ter algo de valor levou os dois homens a se desfazerem de algumas coisas que possuíam. Nas parábolas isso foi fundamental para que pudessem possuir o que é melhor.

Os discípulos devem sacrificar uma riqueza inferior para ter algo mais alto. Não é renunciar por renunciar. É uma renúncia que gera alegria. Quando alguém conhece a Jesus e seu Reino, abre mão de muitas coisas, porque Jesus é o seu grande tesouro e o seu Reino é o seu sumo bem.

As parábolas destinam-se a instruir os discípulos a preferirem o Reino de Deus ao mundo inteiro e, portanto, a negarem a si mesmos e a todos os desejos, para que nada os impeça de obter valiosa possessão.

Com este ensino Cristo exorta, os seus discípulos, aqueles que nele crêem, a negar aquelas coisas que são prejudiciais à piedade; e, ao mesmo tempo, permite que usem e aproveitem os favores temporais de Deus, como se não os usassem, algo de bom valor, mas ao mesmo tempo, menos valioso do que a comunhão com Ele.

Para ter o que se deseja precisamos renunciar algumas coisas, escolher a alegria de Jesus é renunciar todas as outras felicidades, que se julga incompatível com o gozo da salvação que busca, ou que impediria sua obtenção.


Não importa a condição, ninguém está pronto para receber o Reino!

Existe uma coisa muito importante nestas duas parábolas, elas têm um importante propósito, nos informar, que ninguém está qualificado para receber a graça de Jesus, mas aqueles que desconsideram todos os outros desejos, e dedicam todos os seus esforços, e todas as suas faculdades, vão obtê-lo.

O homem que encontrou o tesouro não tinha dinheiro para comprar o terreno. Teve que vender tudo que tinha para possuí-lo. O homem que encontrou a pérola de grande valor também não tinha condições de comprar a pérola. Ele teve que vender o que tinha para poder possúí-la.

Moralmente ou espiritualmente nenhum de nós, e sã consciência, se julga merecedor do Reino de Deus. Conhecer Jesus e viver com Ele é algo que não merecemos, mas isso não significa que seja impossível. Não é pelo nosso merecimento, mas pelo nosso desejo que conhecer Jesus e viver o Reino, que isso se torna possível.

Estas palavras nos ensinam que não devemos subestimar as riquezas da graça de Deus. Ela é um tesouro escondido, mais valioso do que as riquezas que são atribuídas da vida.

Conclusão (aplicação)

Entre todas as coisas boas da vida, nada se compara em valorizar o Reino de Deus. Paulo escreveu sobre o grande valor que foi encontrar com Jesus, muito mais valioso do que as outras coisas da vida: “considerava todas as coisas como perda e excremento, para que ele pudesse ganhar Cristo, (Filipenses 3: 8).

Não importa como você vai achar este tesouro de grande valor, o que realmente importa é se você já o encontrou. Você já se encontrou com Jesus? Você já descobriu a vida no Reino de Deus?

Para ter o melhor tesouro precisamos abrir mão dos pequenos tesouros que temos. Só teremos Jesus e o seu Reino se dermos preferência a ele. Você está disposto a abrir mão das riquezas pequenas em prol da grande e verdadeira riqueza? Você está disposto a abrir mão dos desejos da vida para desejar Jesus acima de tudo?

Não espere ter condições para comprar o grande tesouro. Não espere ser um cidadão moral e espiritualmente perfeito para começar a viver com Jesus no seu Reino. Nenhum de nós terá condições de fazer isso. Apenas deseje viver com Jesus e a graça de Deus virá sobre você lhe concedendo o maior tesouro que alguém pode ter, viver o Reino de Deus.   

Posts recentes

Ver tudo
Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

 
 
 

Comentários


SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page