O Reino está perto (Mateus 10:1-25)
- PIBI
- 21 de jul. de 2019
- 6 min de leitura
Assuntos Gerais: O Reino de Deus.
Assunto Específico (tema): O Reino está perto.
Texto Bíblico: Mateus 10.1-25.
Objetivo Geral: Consagração.
Objetivo Específico: Mostrar aos cristãos que temos a missão de levar o Reino de Deus para perto das pessoas.
Proposição (grande idéia): O Reino de Deus é levado para perto das pessoas não através de pessoas boas ou perfeitos, mas através de seres humanos comuns instruídos e autorizados por aquele que inaugurou o Reino entre nós.
Introdução (captação)
Convocar é chamar alguém para uma missão. Os jovens são convocados para se apresentar ao serviço militar. Os concursados são convocados para começar o trabalho. Os aprovados são convocados a iniciar a Faculdade. Os jogadores são convocados para jogar. Jesus convocou doze dos seus discípulos para cumprirem uma importante missão.
No capítulo nove Jesus identificou uma grande necessidade na vida das pessoas, o cuidado espiritual. Ele via a multidão e sentia por ela compaixão, pois eram carentes, precisavam de alguém para cuidar, como um pastor cuida das ovelhas. Jesus então desistiu de esperar que os líderes dos judeus fizessem isso e deu autoridade a doze dos seus discípulos para irem pastorear estas pessoas e suprir essa necessidade, o cuidado espiritual.
Os discípulos foram então convocados a levar o Reino de Deus às pessoas para dar-lhes a esperança, a salvação e a paz. O objetivo da convocação pode ser sintetizado em “levar o Reino” (v. 7). Ao fazerem isso as pessoas veriam que o Reino de Deus não estava longe delas, mas perto, além de mostrar aos discípulos de hoje em dia o exemplo, o encorajamento e a orientação para fazerem o mesmo, levar o Reino de Deus para perto das pessoas através do cuidado espiritual.
As orientações da convocação. (v. 5-14)
Para cumprirem bem a missão Jesus deu aos seus apóstolos (enviados) algumas orientações. As mesmas se dirigem aos discípulos dos dias atuais que também têm a missão de levar o Reino de Deus para perto das pessoas.
Levem o amor insistente de Deus (v. 6) – Quando Jesus disse aos seus enviados para irem ao povo de Israel não estava limitando sua atuação geográfica nem restringindo o Reino de Deus a um povo especificamente. Em Atos 1.8 vemos o mesmo Jesus antes de subir ao céu orientando novamente os enviados a começarem a agir a partir de Israel até os confins da terra e não exclusivamente a Israel. Com isso Jesus estava mostrando o amor insistente de Deus por este povo mesmo diante de sua rejeição inicial ao Reino inaugurado por Jesus, o Filho de Deus. Mesmo sendo rejeitado Jesus, via o povo de Israel como ovelhas perdidas que deveriam receber uma nova chance, mostrando que o amor de Deus é insistente.
Levem a paz (v. 12) – A palavra que foi traduzida como paz é shalom, que significa, tranqüilidade, segurança, bem-estar, saúde, contentamento, sucesso, conforto, plenitude e integridade. Isso significa que o Reino de Deus se manifesta quando desejamos paz às pessoas com todos estes atributos. Desejar paz às pessoas é um dos frutos do Espírito Santo agindo na vida dos discípulos e também recebe o nome de benigndade.
Levem a desaprovação de Deus àqueles que rejeitam o Evangelho (v. 14) – Jesus mostra aos seus enviados que algumas pessoas receberão essa paz, mas outras rejeitarão. Ensina o Mestre como reagir quando as pessoas rejeitarem esta paz. Através do sacudir a poeira dos pés os enviados demonstrariam que Deus estava desaprovando a atitude dos judeus, pois a mesma atitude era feita pelos judeus quando saiam das terras dos gentios. Como os enviados de Jesus foram diretamente ao povo de Israel eles sabiam muito bem que sacudir a poeira dos pés significava desprezo, rejeição, e que talvez assim, confrontados com o que faziam aos gentios, pudessem sentir e serem tocados pelo desprezo de Deus e a desaprovação de suas vidas, mesmo sendo eles tão devotos às coisas espirituais.
As advertências para a convocação. (v. 15-25)



Comentários