Objetivo Específico: Mostrar as pessoas que o Poder de Jesus aponta para sua identidade, pois Ele não poderia simplesmente declarar quem era (como muitos falsos messias fizeram), ele precisava revelar sua identidade por seus atos.
Proposição (grande ideia): Ao demonstrar o seu poder sobre a natureza e os demônios Jesus revelou sua identidade. O que Ele fez gerou dois tipos de admiração, uma de atração e a outra de rejeição.
Introdução (captação)O Evangelho de Mateus tem como objetivo mostrar aos judeus que Jesus é realmente o Messias, o Salvador enviado por Deus. Eles tiveram muita dificuldade para reconhecê-lo, pois Jesus não atendeu suas expectativas. Estas expectativas criadas a respeito do Messias claramente não se encontravam em nenhuma promessa do Antigo Testamento, mas foram criadas pelas próprias pessoas e ficaram instaladas na cultura religiosa dos judeus. Uma destas expectativas era de que o Messias viria com poder militar e libertaria o povo de Israel do domínio dos colonizadores romanos. Mas Jesus veio de forma simples e humilde, e o seupoder foi demonstrado sobre a natureza e sobre os demônios. As passagens da tempestade e dos endemoninhados gadarenos em todos os evangelhos que falam a respeito delas estão interligadas. Elas mostram o poder sobrenatural de Jesus, a curiosidade sobre sua identidade e a admiração daqueles que conhecem o verdadeiro Messias. Mas assim não somos nós hoje? As pessoas criam expectativas a nosso respeito e estas expectativas tentam formatar nossa identidade. Mas nós sabemos bem quem somos, e serãoatravés de nossos atos que as pessoas realmente reconhecerão quem somos. Ou seja, Jesus não é o Salvador porque é dito que Ele é o Salvador, e sim porque seus atos apontam para isso.
1. Admirados, ignorantes, mas atraídos!Para a teologia liberal, que usa o racionalismo como método de interpretação bíblica, este milagre de acalmar a tempestade simplesmente não aconteceu como a tempestade não aconteceu, exceto na mente dos discípulos. Tudo não teria passado de uma perturbação mental, e Jesus ao acordar e confrontá-los a realidade voltou à tona. Mas a Bíblia conta outra história. Depois de uma multidão desejar seguí-lo após o sermão do monte e da cura de muitas pessoas Jesus entrou num barco e foi para o outro lado do mar, na região de Gadara. Na viagem uma tempestade quase naufragou o barco. O mar da galiléia sempre teve muitas tempestades, ele fica a 213 metros abaixo do nível do mar e isso faz com que o ar quente do vale se choque com o ar frio das montanhas formando tempestades violentas. Mas aquela era realmente umatempestade diferenciada, tanto que os pescadores, acostumados com aquele mar, ficaram espantados e pediram socorro a Jesus, pois nele viram a única esperança de salvação, apesar de nunca terem visto Jesus acalmar uma tempestade antes. Jesus teve que ser despertado porque estava dormindo. Como alguém conseguiria dormir no meio de uma grande tempestade marítima só é possível compreender através da fé. Em meio a um tufão o Messias permaneceu calmo. Jesus censura a pequena fé deles e ao repreender o vento e o mar eles se acalmaram. O milagre despertou a curiosidade a respeito da identidade de Jesus aoperguntarem: quem é este? Eles se sentiram atraídos por Jesus. Algumas pessoas se sentem atraídas por Jesus por causa do seu amor. Elas querem apenas o Seu perdão e a Sua Companhia. Outras pessoas se sentem atraídas por Jesus pelos seus ensinamentos. Não querem seguir seus frágeis pensamentos e muito menos este mundo que conduz a morte. Elas querem o caminho verdadeiro que traz sentido a esta existência e leva à vida eterna. Existem aqueles ainda que são atraídas por Jesus, pois vêem nele a solução para seus problemas: doenças, conflitos interpessoais e também em seus sentimentos. Um homem era considerado traidor do seu país. As pessoas provavelmente olhavam para Ele como ladrão, pois seu trabalho carregava esta fama. Um dia Jesus disse a este homem: Vem e segue-me. Ele simplesmente deixou tudo e segui a Jesus. Este homem não sabia realmente quem era Jesus, se Ele era o Salvador ou não, mas foi atraído por Jesus por tudo que Ele fazia. Este homem era Mateus, o autor deste Evangelho.
2. Admirados, conhecedores, mas repelidos!A teologia moderna diz que os demônios do passado são reconhecidos hoje como patologias, doenças tratáveis. Os Evangelhos, porém diferem doenças de demônios. Testemunhos de lugares onde a fé cristã não é generalizada confirmam a ocorrência de possessões demoníacas. Certamente que a Presença de Jesus provocou bastantes manifestações. E se aquilo fosse doença Jesus diria a verdade. Quando chegaram do outro lado dois endemoninhados gadarenos vieram dos sepulcros ao seu encontro. Porque dois endemoniados se os demais Evangelhos falam em apenas um? Marcos e Lucas falam de apenas um personagem porque querem destacar a sua história, mas ao que parece existiam dois homens naquela situação. Ninguém passava por aquele caminho porque os temiam. Eles gritaram questionando o interesse de Jesus que por eles foi identificado como “Filho de Deus”. Reconhecendo a necessidade de deixar aqueles homens os demônios foram para uma manada de porcos que morreram num precipício. E quando os moradores da cidade ficaram sabendo disso pediram a Jesus para ir embora. Para Jesus duas vidas humanas são mais importantes do que uma manada de porcos e uma montanha de dinheiro. Ao invés de se alegrar com a libertação dos endemoninhados eles se entristeceram pelo prejuízo com os porcos. Ao invés de se sentirem atraídos por Jesus como os discípulos no mar da galileia se sentiram repelidos pelo mestre devido ao prejuízo financeiro, pois a venda de porcos era o grande comércio daquela cidade. Existem pessoas que desejam se afastar de Jesus. Algumas por causa do orgulho. Elas preferem a fama do que a paz, a aparência do que a essência. Outras vão se afastar de Jesus porque preferem continuar vivendo movidos pelos prazeres da vida. Querem viver a libertinagem sexual e serem venerados pelas pessoas. Um jovem rico se aproximou de Jesus querendo saber sobre a vida eterna. Para tê-la o jovem precisava seguir a Jesus, o que não lhe traria riquezas. O jovem rico simplesmente se afastou de Jesus. Seus ensinos e sua proposta de vida fizeram com que o rapaz se afastasse, apesar de considerá-lo como Mestre.
Conclusão (aplicação)Os discípulos não reconheceram a verdadeira identidade de Jesus, mas se sentiram atraídos por Ele. Eles o chamam até aqui de professor e não de Senhor. Mas os demônios reconhecem, o chamam de Filho de Deus, mas se sentem repelidos por Ele. Isso mostra que a questão não é reconhecer ou não a Jesus, mas ser atraído ou não por Ele! Você sente atraído ou repelido por Jesus? Você deseja se aproximar mais de Jesus ou se afastar Dele? A resposta a estas perguntas não podem alterar o nosso passado, mas podem mudardefinitivamente o nosso futuro.
Comentários