top of page

A segurança da fé! (Hebreus 10.22)

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 25 de set. de 2022
  • 5 min de leitura

Assunto Geral: Fé.


Assunto Específico (tema): A segurança da fé!


Texto Bíblico: Hebreus 10.22


Objetivo Geral: Evangelístico.


Objetivo Específico: Mostrar as pessoas que a fé em Cristo traz segurança e tranquilidade.


Proposição (grande ideia): A segurança da nossa salvação está na fé em Cristo, e não em nossos próprios sentimentos ou merecimentos.


Introdução (captação)

Conta-se que homem tinha medo de voar de avião. Um dia inevitavelmente ele teve que fazer uma viagem assim. Quando entrou na aeronave o seu estômago se esfriou. Ao sentir a aceleração seu coração também se acelerou. A aeromoça gentilmente lhe ofereceu um lanche, mas ele respondeu: como alguém pode pensar em comida numa ocasião dessas? Quando o avião aterrissou e mais calmo saiu da aeronave, alguém lhe perguntou? Aproveitou a viagem? O homem respondeu: Meus músculos estão duros até agora e mal consigo caminhar.

Esta história serve muito bem para ilustrar o que acontece em muitas vezes na vida cristã. Muitas pessoas estão cheias de medo, inseguras por diversos motivos, e por isso não conseguem “aproveitar a viagem” e nem contemplar a sua beleza. Estão vidradas num possível acidente ou qualquer coisa ruim e não permitem que a fé em Cristo traga segurança e tranquilidade para as suas vidas.

O que a Bíblia fala sobre esse assunto? É possível termos tranquilidade espiritual? Como ter uma vida cristã segura?


Não se assegure nos seus próprios sentimentos!

Os nossos sentimentos são instáveis. Hora nos sentimos bem, hora nos sentimos mal. A salvação não depende dos sentimentos. Deus não nos salva quando estamos alegres ou nos condena quando estamos tristes. Seja qual for o nosso sentimento, estamos salvos pela fé.

Os sentimentos também estão relacionados com a nossa personalidade. Se alguém possui uma personalidade mais tímida e sensível, essa pessoa jamais poderia ser salva, se a salvação dependesse disso. Independente da personalidade, Jesus é o salvador de todos, e até mesmo as pessoas mais vulneráveis emocionalmente podem ser salvas e terem liberdade para ser como são, independente do que sentem.

Existem pessoas que possuem questões emocionais e temperamentais por sua própria natureza ou de alguma coisa que tenha acontecido. A influência dessa instabilidade com certeza afetará sua vida podendo apresentar maior dificuldade de experimentar a tranquilidade no que diz respeito a sua salvação. A questão é tão real como quebrar uma perna. Precisamos aceitar essa realidade e tratar a limitação do jeito que ela é, sem nenhuma vergonha por isso.

A salvação está sustentada pela promessa que Deus fez de salvar os seus exclusivamente pela fé. Deus honra sua escolha de confiar em Jesus, não o estado emocional dos seus sentimentos. A salvação não depende dos nossos sentimentos, mas exclusivamente de Cristo Jesus.


Não se assegure no temor, mas no amor!

Muitas religiões seguram seus fiéis impondo o medo. Algumas igrejas também acabam seguindo está prática através de um olhar seletivo da Bíblia. Mas a grande verdade é o que disse Israel Belo: “Devemos temer a Deus por amor e não amá-lo por temor”. O temor é bom, mas pode ser também prejudicial se não houver limites e parâmetros.

O temor constante impede a plenitude da vida em Jesus e atrapalha as pessoas a viverem com tranquilidade e segurança. O medo impede as pessoas de “aproveitarem a viagem”. João disse que “o verdadeiro amor lança fora todo o medo” (1 João 4.18).

Devemos parar de focar nas dúvidas, nos sentimentos e em nossos fracassos, pois assim jamais experimentaremos tranquilidade espiritual. Devemos confiar no amor e nas promessas de Deus. Ele é muito maior do que os nossos sentimentos e imperfeições. As coisas que acontecem conosco não anulam a graça do Pai. Ao invés de colocarmos nossa confiança em coisas tão instáveis, devemos colocar a nossa fé na Palavra de Deus, pois ela é firme, não muda jamais.

O apóstolo João também afirmou a respeito desse assunto: “Se o nosso coração nos condenar, Deus é maior do que o nosso coração” (1 João 3.20). Se você confia em Jesus para a sua salvação, viva tranquilamente, “aproveite a viagem”, não tenha medo algum, porque você está seguro Nele.


Se assegure na fé em Jesus!

As incertezas e os fracassos na vida não significam que Deus nos abandonou. Afinal, andamos pela fé e não por vista (2 Cor 5.7). Ter orações aparentemente não atendidas não significa que você não seja salvo. Muitos, por causa disso, pensam que Deus não os ama mais. Existirão tempos que não compreenderemos suas atividades e seus planos, mas sempre podemos descansar em suas promessas, pois elas não mudam.

Mesmo sendo salvas, as pessoas continuam sendo humanas e vulneráveis às emoções normais que resultam de uma enfermidade prolongada, sofrimento intenso e decepção severa. Existem pessoas que possuem dificuldade de confiar porque foram machucadas na vida. Sua cura completa e crescimento acontecerão num processo. Essa dificuldade, natural ou imposta pela vida, não podem nos impedir de descansar pela fé.

Alguns crentes duvidam da sua salvação porque não possuem testemunhos maravilhosos para contar como outros fazem. Devemos nos lembrar que as conversões são peculiares, únicas. Experiências dramáticas exploram apenas um lado da verdade e não abrangem toda a verdade. Mesmo com uma experiência simples você pode ter certeza da sua salvação se você simplesmente crê.


Conclusão (Aplicação)

Não precisamos ser teólogos brilhantes nem estudiosos talentosos das Escrituras para sermos salvos. Essa perfeição que esperamos não condiz com a realidade. Basta uma fé simples para receber a salvação. Não tente se sentir salvo ou merecer a sua salvação. Simplesmente creia.

Muitas pessoas não vivem seguras porque preferem dar ouvidos as acusações do inimigo. Não há razão para deixar de experimentar a tranquilidade que a fé em Cristo dá. Pare e pense, responda para si mesmo: Você prefere confiar nas mentiras do diabo ou nas promessas de Deus?

Se alguém lhe perguntasse: O que você daria por sua salvação? O que você diria? Certamente que tudo, mas isso colocaria a nossa salvação numa condição duvidosa. A pergunta que você precisa ouvir é esta: O que Deus faria para salvar você? A resposta você já sabe. Tudo! Deus enviou o seu filho por amor para que através dele todos tivessem a vida eterna.

Um dos maiores perigos da vida é o afogamento. Uma das primeiras lições que as pessoas aprendem para vencer a água é a boiar. Para isso acontecer o aprendiz precisa relaxar, soltar o corpo, encher seu pulmão de ar e confiar na água, pois ela vai sustentar o seu corpo. Esta é uma grande lição no mundo espiritual. Para termos a segurança e a tranquilidade na vida com Deus precisamos relaxar e confiar que a Palavra de Deus vai funcionar, que Cristo sustentará as nossas vidas.

A segurança da nossa salvação está na fé em Cristo, e não em nossos próprios sentimentos ou merecimentos.

Posts recentes

Ver tudo
Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

 
 
 

Comentários


SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page