top of page

A natureza da igreja!

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 17 de nov. de 2019
  • 5 min de leitura

Tema: A natureza da igreja!

Introdução (captação) Um dos impérios que mais influenciou o mundo foi o grego. Até hoje sua cultura fascina e serve de orientação para muitas coisas. Uma prática costumeira entre os gregos antigos eram as “eclesias”, quando os cidadãos de uma cidade saiam para fora de suas casas, se reuniam nas praças e realizavam uma assembléia para solucionar os problemas da sociedade. Jesus utilizou a mesma idéia e fundou a sua “eclesia”, que quer dizer, igreja, a união dos discípulos chamados de uma vida no pecado, na carnalidade e no egoísmo para servir aos outros levando cuidado espiritual. É importante relembrar que igreja não é o templo físico, nem o conjunto de costumes, mas o encontro, a reunião e a convivência dos discípulos. No NT a palavra igreja se refere em algumas passagens como a igreja universal, a união de todos os que conhecem Jesus e estão em todos os lugares. Em outras partes a palavra se refere à igreja local, a comunidade que se identifica entre si e convive de uma forma mais próxima para o cuidado mútuo. Além disso a igreja é compara com quatro figuras que nos ajudam a conhecer melhor sua natureza.

1. O corpo de Cristo! “Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo”. (1 Coríntios 12:27) Ao comparar a igreja com o corpo de Cristo Paulo está dizendo duas coisas. Em primeiro lugar que a igreja representa Cristo na terra assim como um corpo representa uma pessoa. Como corpo a igreja pertence a Cristo, e Ele é o cabeça da igreja. Assim como uma pessoa se identifica com seu corpo Cristo se identifica com os seus discípulos. Como membro do corpo de Cristo você tem representado a Cristo no seu cotidiano? As pessoas do seu convívio vêem Cristo em suas ações e palavras? Em segundo lugar Paulo está dizendo que a igreja não é uma engenhoca, uma estrutura mecânica que funciona movida por suas regras. A igreja é um organismo vivo de natureza espiritual. Um corpo não possui membros mais importantes e membros menos importantes. Todo corpo está interligado e cada membro pertence ao corpo. Todos os membros de um corpo humano foram colocados no lugar certo de acordo com a sabedoria divina, e da mesma forma cada pessoa como membro da igreja é colocada num lugar, para o exercício de sua função, de acordo com a sabedoria divina, a fim de que o corpo se desenvolva. Como membro do corpo você tem cuidado do corpo? Como membro da igreja você tem cuidado das outras pessoas que são membros da igreja?

2. A noiva de Cristo! “Sejamos alegres e regozijemo-nos, e demos-lhe glória: Porque a boda do Cordeiro é chegada, e sua noiva já se aprontou”. (Apocalipse 19,7). Aqui a comparação é entre a igreja e a noiva. Em Gálatas 5 Paulo também usa a mesma metáfora. Ao referir a igreja como a noiva de Cristo a Bíblia está mostrando o compromisso que existe entre Cristo e a igreja, assim como os noivos tem compromisso um com o outro. Cristo honrará sempre a sua igreja por causa de seu compromisso com ela. Este compromisso dará a igreja garantia de consolo nas horas de tribulações, orientação nas horas de dúvidas e esperanças nas horas tenebrosas. Por outro lado a igreja deve honrar o compromisso obedecendo a Cristo e o venerando como único Senhor.

Será que a igreja hoje confia plenamente na fidelidade de Cristo ou se agita ansiosamente diante dos seus desafios? Será que a igreja tem obedecido aos mandamentos de Cristo ou temos vivido de acordo com as nossas próprias concepções?

3. O edifício de Deus! “Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus”. (1 Coríntios 3:9) Agora a comparação é com o edifício. Assim como um edifício é acessível às pessoas à igreja acolhe àqueles que buscam a vida abundante que Jesus prometeu. A idéia é que a igreja proporcione um ambiente saudável que beneficie a regeneração de uma pessoa, como faz o hospital. Em outras palavras é praticar a hospitalidade, a característica singular da igreja no mundo. A igreja não é propriedade exclusiva de alguns discípulos. Quando isso acontece ela deixa de ser igreja de Deus e torna-se sinagoga de Satanás (Apocalipse 3.9-13). Ela existe por causa de Deus e para alcançar o indivíduo. Um dos pontos dos Princípios Batistas é a centralidade do indivíduo. Tudo que a igreja faz deve ter como objetivo alcançar as necessidades do indivíduo. Ao mesmo tempo em que a igreja reconhece a liberdade em relação à escolha de cada um, deve proporcionar a cada indivíduo uma oportunidade adequada para conhecer o verdadeiro evangelho entre tantos que são pregados hoje em dia. A igreja deve anunciar o Evangelho que declara o juízo de Deus sobre o pecado e a salvação pela graça de Deus. Tudo isso de forma inteligente, de modo que a fé e a razão possam andar de mãos dadas no caminho em que ambas se completam, o caminho da verdade.

4. O templo do Espírito Santo! “Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. (2 Coríntios 6:16) A última metáfora, o uso da figura do templo, mostra que a igreja é habitação do Espírito Santo. Ele que é a presença ativa de Deus mora na igreja, vive entre nós. Por ser templo do Espírito Santo a igreja é um ambiente singular, onde Deus trabalha. Deus trabalha em todo lugar, mas nada se compara com o que Ele faz na igreja. Pelo fato do Espírito Santo morar na igreja ela também se torna santa: Vós, no entanto, vos santificareis e sereis santos, pois Eu Sou Yahweh, o SENHOR vosso Deus. Obedecereis a meus decretos e os praticareis, pois Eu Sou, o Eterno, vosso santificador! (Levítico 20.7,8). A santificação é uma promessa de Deus, assim como a justificação e a glorificação. A justificação é a promessa de libertar da culpa do pecado. A glorificação é a promessa de livrar da presença do pecado. E a santificação é a promessa de livrar do poder do pecado.

Conclusão (aplicação) Como posso representar Cristo e cuidar dos outros membros? A Bíblia diz que devemos exalar o aroma de Cristo (2 Coríntios 2.15) e através de manifestações espirituais (Efésios 5.19). Como a igreja pode honrar o compromisso com Cristo? Que personagem fica mais evidente no ministério da sua igreja? Como João Batista disse: convém que ele cresça e que eu diminua (João 3.30). Uma pergunta retórica: Se a igreja é o edifício de Deus como ela deve acolher as pessoas? A igreja tem olhado para as crianças, para os pobres e viúvas? Ela tem assistido àqueles que se encontram em vulnerabilidade social? (Tiago 1.27) Se a igreja é o templo do Espírito Santo o que Ele tem frutificado em sua vida? É apenas estar em contato com Ele que a igreja pode desenvolver virtudes espirituais (Gálatas 5.22). O Espírito Santo quer usar a igreja para curar os feridos da alma e para libertar os cativos e os oprimidos.

Comentários


SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page