Assunto Específico: A grandeza de Deus e a fraqueza humana!
Texto: Isaías 40.25-31
Objetivo Geral: Consagração
Objetivo Específico: Levar os irmãos a confiarem no Senhor como nosso renovador.
Proposição: A esperança no Senhor renova nossas forças.
INTRODUÇÃOv. 25: Quem se assemelha ao Santo? O sentido original da palavra “santo” vem do hebraico“kadoshi” que significa incomum, diferente, totalmente outro segundo Karl Barth (teólogo da novaortodoxia do século XX). Refere-se à distância existente entre o Criador e a criação. Refere-se aDeus como incomparável. A idéia de santidade hoje foi manchada pelo moralismo religiosoapresentando Deus como um ser legalista, taxativo, incompreensível e carrasco das pessoas. Hojeo conceito de santidade é baseado no separado, o que não se mistura. Nesta idéia errada prevaleceo juízo e a separação total da convivência. Mas diferente não é separado. Mesmo sendoincomparável e diferente Deus não afasta o homem de sua presença, antes o envolvedemonstrando um jeito novo de se viver, o jeito de Deus. Quando a igreja crê que santidade éseparação torna-se alienada e despreocupada com a vida das pessoas. Mas quando a igreja crê nasantidade como diferença a igreja se envolverá com as pessoas mostrando o caminho a seguir.v. 26: Observem: Quem é o Criador? Criou as estrelas e quando as chama pelo nome nenhumadelas deixa de comparecer porque grande é o Poder do Santo. Deus é tão grande que a criação Oreverencia ao reconhecer o Seu Poder. Mas o homem é o único ser da criação que temdificuldades de reverenciá-lo como Senhor.
1. A GRANDEZA DE DEUS NÃO GERA DESOLAÇÃO!v. 27: Porque o Senhor não se interessa pela minha situação? Pergunta Israel. Talvez a grandeza deDeus seja um obstáculo a fé das pessoas. Algumas acreditam que Deus é tão grande, tãoincomparável que se torna tão distante. A maldade do ser humano o faz se interessar apenas poraquele que tem algo a oferecer. Porque Deus se interessaria por nós, já que não temos nada aoferecê-lo? Deus é tão bom que se interessa por nós não porque temos algo a oferecê-lo, masporque Ele tem algo a nos oferecer.v. 28: Israel questiona porque esqueceu que o Senhor é o Eterno, é o Criador de toda a terra, Elenão se cansa, Sua Sabedoria é insondável. Como pode seres finitos como os homenscompreenderem ou questionarem o Eterno? Se Ele é Criador quer dizer que se importa conoscouma vez que nos trouxe à existência. O fato de ainda não vermos seu agir em nossas vidas a fimde nos livrar, abençoar, não está na sua ausência e nem em sua fraqueza, mas nos seus propósitosde sabedoria. Cansamos porque queremos que as coisas aconteçam de acordo com nossasvontades, mas não temos o controle sobre elas, Deus as tem. Se Deus as tem confiemos Nele.Devemos como Jó aguardar a manifestação do Senhor para nos levantar (Jó 19.25). Devemosenfrentar as adversidades com alegria, pois elas nos trazem experiências, algo novo em nossasvidas (Rm 5.3-5).v. 29: Um exemplo disso é que Ele fortalece quem está cansado. Porque Deus dá força ao cansado?A lógica seria deixá-lo perecer. Porque Deus permite o cansaço. O cansaço não é obra de Deus,obra de Deus é a renovação, o cansaço é conseqüência das escolhas erradas que fizemos ou queoutros fizeram no decorrer da vida. Para o Pr. Márcio Valadão, o que cansa não é a vida, mas opecado. Enquanto carregarmos o pecado continuaremos cansados, mas se voltarmos a Deusseremos renovados.
2. A GRANDEZA DE DEUS GERA CONSOLAÇÃO!v. 30: Os que confiam em si mesmos, na força humana se cansarão. O cansaço impede de lutar eimpede de vencer. Enquanto o ser humano tentar lutar para se salvar, nunca será salvo.Watchman Lee conta a experiência de um afogado que só pôde ser salvo quando desistiu de sesalvar. Tentar se salvar cansa. Os que confiam na potência humana, na capacidade humana,cansarão. O homem deve desistir de ser um religioso e deixar Jesus transformar sua vida.v. 31: Mas os que confiam (esperam) no Senhor renovam suas forças. Como é estranho saber queo Poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza (2 Cor 12.9). Mas agora nós entendemos: não podemosvencer sozinhos e se vencemos pelas nossas próprias forças onde estará a Glória de Deus? Deusfaz por nós aquilo que não podemos fazer por nós mesmos. Deus traz a solução, a salvação, abenção e a vitória. O que temos que fazer é confiar, deixá-lo agir em nossas vidas, esperar paraque no Seu tempo execute o Seu propósito.
CONCLUSÃOO mundo está cansado. O marido cansado de suas responsabilidades travado não tem mais prazerno trabalho. A mulher cansada da rotina desiste da família para experimentar uma nova aventura.O filho cansado de receber conselhos sai em busca de liberdade. O cristão cansado dos cultos saiem busca de um novo fôlego. O pastor cansado dos problemas insolúveis deixa o ministério. Ojovem cansado da vida busca no suicídio a paz para sua alma. As pessoas estão cansadas. Você estácansado? O que está lhe cansando? O que nos cansa não são as adversidades, os ventos contráriosou os incômodos da vida, mas nossa falta de esperança em Deus. Isso significa que seenfrentarmos os ventos contrários confiantes em Deus seremos renovados e o vento contrário nãonos abaterá, mas servirá para ganharmos novas alturas.A grandeza de Deus revelada na criação gera consolo, não desolação. Mesmo sendo tão grandeDeus se importa conosco mesmo não tendo nada a oferecê-lo. Deus dá força a quem confia Nele,quem troca suas forças pelas forças de Deus. Quem confia em Deus descansa em Jesus.Jesus convida a ir até Ele quem está cansado e sobrecarregado, pois Ele é o alívio (Mat 11.28). Iraté Jesus é colocar toda esperança Nele. É crer que Ele pode fazer por nós aquilo que não podemosfazer por nós mesmos. É tê-lo como o Salvador de nossas almas e Senhor de nossas vidas. É olharpara Jesus como nosso amigo e o exemplo a seguir para alcançarmos a vida de Deus (Jo 17.3).
Comentários