top of page

A chave que abre os tesouros escondidos! (Colossenses 2.1-3)

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 21 de mar. de 2022
  • 4 min de leitura

Assunto Geral: A riqueza de Cristo


Assunto Específico (tema): A chave que abre os tesouros escondidos!


Texto Bíblico: Colossenses 2.1-3


Objetivo Geral: Consolo


Objetivo Específico: Mostrar as pessoas que Cristo é o maior tesouro da vida.


Proposição (grande ideia): Conhecer a Jesus é receber as melhores bênçãos que alguém pode ter na vida.


Introdução (captação)

Hoje em dia, a expressão “tesouro escondido” possui diversos significados. Pode se referir a uma paisagem de pouco acesso ou um talento que ainda não apareceu publicamente. Ela era também usada para falar de uma grande quantia de dinheiro perdida ou escondida. Nesta semana a mega sena premiou com mais de 90 milhões, uma fortuna, duas pessoas que acertaram as dezenas da sorte. Os números sorteados foram muito valiosos porque geraram uma riqueza, porem existe uma riqueza muito mais valiosa do que esta, e o segredo que leva a esta riqueza será compartilhado agora.


Desenvolvimento


Conhecer o segredo de Deus traz segurança!

Os discípulos em Colossos estavam buscando novas revelações. Para eles, o conhecimento que tinham, a respeito de Deus, não eram suficientes. As experiências místicas de sentidos estavam sendo supervalorizadas. As pessoas queriam sentir, ver e ter experiências com o sobrenatural. Até cultos aos anjos já estavam sendo praticados. Paulo mostra que o segredo de Deus, todo seu mistério foi revelado em Cristo, e conhece-lo pessoalmente traz consigo uma mudança significativa na maneira de viver. Quando o vazio existencial é preenchido, o discípulo não sente mais essa carência. Quando o Salvador aparece, o discípulo não teme mais as contingências da vida, pois sabe que está seguro.

As tendências da atualidade não são muito diferentes. Os discípulos de Cristo hoje ainda buscam algo mais nas experiências oferecidas pelas igrejas. Os discípulos querem sonhar, sem saber que Cristo é suficiente. Os discípulos querem ter revelações, como se Cristo não fosse suficiente. Os discípulos querem ter visões sobrenaturais, se esquecendo que Cristo é o segredo revelado.

A maior necessidade na vida é a segurança. Mas isso, não se trata de uma segurança contra a violência do mundo, mas a segurança, uma proteção contra o mal que já está dentro do homem. Jesus é o segredo que traz segurança. Jesus é o segredo escondido, revelado e anunciado. Jesus é a chave que abre os tesouros escondidos de Deus.


O objetivo desta riqueza é encher de coragem e união em amor!

Jesus dá ao discípulo que compreende seu valor a verdadeira riqueza. Esta riqueza é espiritual, e da mesma forma que a riqueza material consiste em acúmulo de bens, a riqueza espiritual dá acúmulo de virtudes, entre elas a coragem e o amor. A coragem é importante para ter uma vida realmente comprometida com Cristo andando na contramão do mundo. Seguir a Jesus é praticar todos os dias a renúncia. O discipulado é radical. O amor também é a contramão do mundo, que não sabe amar, apenas odiar e matar. É o amor que une as pessoas. É pelo amor que os discípulos podem caminhar juntos.

A verdadeira riqueza na vida é acumular coragem e amor durante os dias. Estas virtudes não são antagônicas. A coragem é tanto um ato de amor, como o amor é um ato de coragem. Porque o amor é o desapego de si mesmo e o apego ao outro. É a subtração do valor das coisas pessoais e o aumento do valor das coisas dos outros. É por isso que em outras partes o mesmo autor escreveu que existem pessoas pobres que são ricas e pessoas ricas que são pobres (2 Coríntios 6.10). Coragem e amor não são os primeiros passos da vida cristã, mas o seu ápice. O discípulo que aprender com Cristo a coragem e amor encontrará o suficiente para uma vida vitoriosa.


Os tesouros compreendem todo o conhecimento da sabedoria que vem de Deus!

O conhecimento da sabedoria que vem de Deus não é conseguido pela busca de algum lugar sagrado ou pela compreensão da língua dos anjos. Não é conseguida pela imposição de um sofrimento em nome de uma religião ou de uma caridade. O conhecimento da sabedoria não é restrito a um grupo seleto. Esta sabedoria está em conhecer uma pessoa, Jesus Cristo.

Tudo que os discípulos precisam conhecer a respeito de Deus, para este tempo, foi revelado em Jesus Cristo. Toda a sabedoria divina gira em torno de Jesus. O culto dos discípulos deve ser sobre Jesus, e não sobre os anjos. A busca pela sabedoria deve ser com Ele. Da pregação Ele deve ser o assunto. Da música a inspiração. Da oração, a âncora. Do PGM, o centro. Da EBD, o objetivo. Da recepção, o modelo. Do teatro, a luz. E de todos, o salvador.


Conclusão (aplicação)

Nenhum conhecimento é mais importante do que conhecer a Cristo. Nenhum caminho é mais especial do que o caminho do Evangelho. Nenhum trabalho é mais digno do que o trabalho no Reino de Deus. Nenhuma riqueza é mais valiosa do que a riqueza do conhecimento da sabedoria de Deus, que os discípulos têm acesso através de Cristo Jesus.

Se alguém descobrisse uma chave que abre um baú com grande quantia guardaria essa chave com o maior cuidado do mundo. Se alguém soubesse os números sorte para ganhar uma fortuna, daria tudo para tê-los. Se Cristo é a chave que abre os tesouros escondidos, o que pode ser feito a esta chave? Jesus contou uma parábola assim (Mateus 13.44) para mostrar que os discípulos de Jesus abrem mão de tudo nesta vida para receber o reino de Deus.

Posts recentes

Ver tudo
Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

 
 
 

Comentários


SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page