top of page

Quando negamos Jesus (Mateus 26:57-75)

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 28 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 29 de mar. de 2021

Assunto Geral: Negação

Assunto Específico (tema): O que fazer quando negamos a Jesus?

Referência Bíblica: Mateus 26.57-75

Objetivo Geral: Evangelístico

Objetivo Específico: Mostrar a todos que negar a Jesus é um processo e voltar para Ele também.

Proposição (grande idéia): Pedro começou a negar Jesus quando o seguiu à distância, efetivou esta negação por três vezes porque se esqueceu das palavras do Mestre.

Introdução (captação)

Depois de ser preso pelos soldados do sinédrio e romanos Jesus foi levado a dois julgamentos. Primeiramente ele deveria ser apresentado ao tribunal religioso judaico onde seria acusado de blasfêmia. Não era uma acusação passível de morte, apesar da lei mosaica ordenar apedrejar tais condenados, mas ninguém morria condenado sem ser julgado pelo governador Pilatos. Enquanto Jesus era conduzido pela madrugada ao sinédrio os discípulos estavam dispersos pois haviam abandonado o seu Mestre. Eles haviam sido avisados para vigiar e orar, mas suas fraquezas não os permitiu fazer, Pedro foi avisado e a negação era apenas uma questão de tempo.

Negamos a Jesus quando o seguimos de longe! (58)

Pedro seguia Jesus de longe até que alguém questionou sua proximidade com o Mestre. O fato do discípulo seguí-lode longe mostra que o desejo de Pedro era manter-se escondido, sem ser envolvido com o que estava acontecendo e não se comprometer com Jesus. Assim como ele, nós também estamos sujeitos a negar Jesus se o seguimos de longe, se não queremos nos envolver com o Mestre ou com medo disso nos comprometer de alguma forma. Seguir de longe só nos leva ao choro da amargura e decepção.

Seguir a Jesus de longe é renunciar sua presença e ignorar os seus preceitos, fazer questão de viver conforme a própria conveniência. Devemos perceber que aqueles que seguem Jesus de longe até manifestam um desejo de seguí-lo, mas sem comprometimento algum. Seguir a Jesus de longe significa não seguí-lo de perto, mas manter-se distante. Seguir a Jesus de longe é recusar a amizade verdadeira e o Salvador amoroso de que tanto precisamos na vida.

Negamos a Jesus quando insistimos em não sermos associados à Ele! (70-74)

Antes do canto do galo Pedro negou a Jesus por três vezes. Ele que jurou ir com o Mestre até as últimas consequências negou ter algum vínculo com Ele por três vezes. Não foi um negar isolado, mas Pedro insistiu e chegou até a jurar que não tinha nenhum envolvimento com Jesus depois de tudo que viveram juntos. Pedro viu sua sogra ser curada, a menina ressuscitada, a transfiguração no monte Hermon, a agonia no getsêmani. Pedro foi o discípulo que mais viu os feitos de Jesus, e foi justamente este discípulo que o negou. Se Pedro caiu, nós também podemos cair.

É possível que neguemos a Jesus mesmo que tenhamos vistos muitos de seus feitos. Anos de vida cristã não nos garante de que estamos totalmente livres de decepcioná-lo com nossa negação. Podemos negá-lo numa conversa entre amigos, com atitudes incoerentes ao que Ele ensinou e até usando a religião para nos proteger com o objetivo de preservar a nossa imagem.

Negamos a Jesus quando nos esquecemos de suas palavras! (75)

Depois de negar a Jesus por três vezes Pedro se lembrou das palavras do Mestre que o preveniu do perigo que o cercava. O fato de Pedro ter se lembrado quer dizer que por algum momento ele se esqueceu do que Jesus dissera. Talvez se ele tivesse se lembrado não negaria o Cristo, mas o esquecimento o levou a tropeçar e a cair. Infelizmente, nós também estamos sujeitos a negar a Jesus se nos esquecemos de suas palavras e de seus ensinos que nos alertam e nos preparam para a vida e enfrentar os momentos mais críticos permanecendo fiéis à Ele.

Negamos a Jesus quando nos esquecemos dos seus ensinos que servem para pavimentar o nosso caminho. Negamos a Jesus quando nos esquecemos do alerta de perigo iminente que ameaçam nossas vidas agora e também na eternidade. Negamos a Jesus quando nos esquecemos das suas palavras confortantes que servem para nos renovar e encorajar para que sigamos firmemente em frente.

Conclusão (aplicação)

Pedro negou a Jesus e chorou amargamente. Não existe para nós outro destino se negamos a Jesus. O choroamargo é o triste fim da vida que rejeita o Filho de Deus. Mas a história de Pedro não parou por aqui, pois ele se arrependeu e se voltou para Jesus. Se por acaso negamos ao Senhor como Pedro o negou devemos voltar para Ele como Pedro voltou.

A negação de Pedro foi um processo que começou com a distância entre ele e o Mestre, passou pela teimosia do discípulo e terminou no esquecimento de suas palavras. O caminho de volta que devemos trilhar para nos aproximarmos de Jesus é justamente o oposto deste processo de distanciamento.

Se a negação começou com o seguir a Jesus de longe, voltaremos à Ele nos aproximando e seguindo-o de perto. Seguir a Jesus de perto é buscar mais intimidade com o Cristo vivo através da fé. Se a negação a Jesus foi uma insistente separação com Ele, voltaremos para os seus braços se insistimos em sermos associados à Ele. Somos associados ao Cristo com nossas palavras e principalmente com o nosso comportamento e postura diante da vida. Se a negação termina com as lembranças das palavras do Messias, retornaremos à Ele honrando e se lembrarmos de suas palavras. Lembrar das palavras de Jesus é guardar seus ensinamentos em nossos corações.

Depois disso Pedro procurou viver de modo que mais pudesse honrar ao seu Jesus. Enfrentou dificuldades e perseguição por amor a Cristo. Ele chegou a ser preso e condenado à morte por causa da sua fé. Morreu numa cruz, como o seu Mestre, mas de cabeça para baixo, porque considerou ser imerecedor de uma morte semelhante à de Jesus.

Posts recentes

Ver tudo
Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

 
 
 
SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page