“Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se àquele que contempla o seu rosto natural num espelho; pois contempla a si mesmo, se retira e logo esquece como era a sua aparência. Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte que logo se esquece, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” (Tiago 1.22-25)
Adquirir conhecimento é um dos maiores presentes que o Senhor nos deu. Deus nos capacitou com um cérebro extraordinariamente inteligente e com uma capacidade incrível de memorização. Se bem treinado, o cérebro consegue guardar conteúdos valiosos, como as Sagradas Escrituras, matérias escolares, informações pessoais e experiências de diversas naturezas. No entanto, quando se trata da prática da Palavra, é necessário que esse conhecimento chegue ao coração, causando uma transformação na alma e, consequentemente, uma mudança no comportamento.
O Espírito Santo nos capacita, ensinando-nos e revelando-nos o conhecimento da Palavra de Deus. Ele nos orienta sobre os preceitos do Senhor e nos dá o desejo de amá-lo. João 14.26-27 diz: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse. Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo”. Somente pelo Espírito Santo podemos nos tornar novas criaturas em Cristo Jesus. Deus seja louvado por isso. Contudo, isso não elimina a nossa necessidade de orar, estudar a Palavra e praticar as verdades que aprendemos com Ele.
Podemos ler a Bíblia, fazer devocionais, ir à igreja e frequentar cultos nos lares, mas, se não formos praticantes da Palavra, todo esse conhecimento não terá sentido. Construir a casa sobre a Rocha não se limita ao entendimento do que é certo ou errado para um cristão, mas à prática da Palavra de Deus dentro de nossas casas. O lar é o lugar mais desafiador para viver como cristão, pois é onde todos nos conhecem como realmente somos, mas é, principalmente, ali que devemos ser praticantes da Palavra.
O conhecimento por si só não causa mudanças. O fato de sabermos que algo é pecado não é suficiente para nos impedir de cometê-lo. Além do conhecimento, precisamos submeter nossa alma, coração e mente ao senhorio de Cristo, para ouvir e obedecer à sua voz.
Que obedeçamos ao Senhor, sendo não apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra.
APLICAÇÃO PRÁTICA
Peça a Deus forças para resistir ao maligno e para conseguir, na força do Espírito Santo, praticar tudo o que aprendemos com Jesus Cristo.
Comentários