HUMILDE O SUFICIENTE PARA TER UMA CASA FORTIFICADA?
Ester Gonçalves
“A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida” (Provérbios 22.4)
É de conhecimento de todo cristão que não há futuro na prática da arrogância. Não há bênção em sermos orgulhosos. “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tg 4.6)
Então, por que tantas vezes, ao longo da semana ou até em um único dia, endurecemos o coração diante de nossos familiares, mantendo-nos em posicionamentos orgulhosos e irredutíveis? Por que demoramos a reconhecer erros?
Em Provérbios 22.4, o Senhor nos ensina que a humildade traz recompensas valiosas: riqueza, honra e uma vida longa. No entanto, muitas vezes, vemos essas bênçãos sendo mal administradas. Em vez de usufruí-las com sabedoria, algumas pessoas acabam trabalhando excessivamente, gastando mais dinheiro e dedicando menos tempo à família.
Uma casa inabalável é aquela em que as pessoas se humilham diante do Senhor e umas das outras. No entanto, se permanecermos irredutíveis, autoexaltados, indiferentes e arrogantes, nosso lar ruirá de dentro para fora. Nossa casa permanecerá inabalável se em nosso coração houver o mesmo sentimento de Cristo, que, “mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana” (Fp 2.6-7).
APLICAÇÃO PRÁTICA
Quando foi a última vez que você pediu perdão a algum familiar? Quando foi a última vez que reconheceu diante de Deus algum pecado contra sua família? Se já faz mais de uma ou duas semanas, pense nisto: você não errou nenhuma vez durante esse tempo? Reconheça e confesse seus pecados diante do Senhor; humilhe-se para receber dele a recompensa em sua vida e família.
Comentários