“Lembro da sua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em sua avó Loide e em sua mãe Eunice, e estou certo de que habita também em você.” (2 Timóteo 1.5)
“Estão tentando destruir nossas famílias!”. Se você é cristão, certamente já ouviu repetidas vezes essa frase e pôde constatar que essa é a realidade dos dias atuais. A masculinidade, a feminilidade, o casamento, os filhos, a igreja; ou seja, tudo aquilo que, de forma direta ou indireta, aponta para o conceito de família, está sob ataque constante por parte de um sistema cujos valores se opõem ao Reino de Deus.
Como, então, podemos resistir e avançar como famílias que glorificam a Deus em um cenário tão adverso? Na saudação de Paulo ao seu filho na fé, encontramos um ensinamento precioso. Perceba que a fé do jovem Timóteo foi moldada dentro do seio familiar. Loide, sua avó, vivia de acordo com os princípios que professava e, como consequência, transmitiu à sua filha Eunice o mesmo estilo de vida. Esta, por sua vez, deu continuidade aos ensinamentos de sua mãe, mostrando ao seu filho que a fé não deve ser apenas algo a ser adotado, mas também vivido diariamente, mesmo em meio às dificuldades dos tempos, e sem fingimento!
Como resultado natural, Paulo encontrou em seu discípulo um homem forjado pelos princípios do Reino, fruto da transmissão de valores condizentes com os mandamentos de Deus!
Esse é o grande ensinamento para os nossos dias, como sempre foi ao longo da história: precisamos viver a fé cristã sem fingimento, buscando a graça de Jesus para praticar aquilo em que acreditamos. Assim, por meio de nossa vida, os membros de nossa família perceberão que vale a pena seguir os ensinamentos de Jesus.
Como já diziam os mais experientes: “Não criamos filhos para nós, mas para o mundo”. Conscientes de que vivemos em um mundo mau, deixemos o legado de uma fé sem fingimento, a fim de preservar o projeto de Deus chamado FAMÍLIA.
APLICAÇÃO PRÁTICA
Comece a olhar para as pessoas da sua família como discípulos que estão sob os seus cuidados, cabendo a você ensinar-lhes a fé cristã, não apenas com teoria, mas também com a prática diária.
Comentários