31 dias de oração - 31° dia
- PIBI
- 31 de mai.
- 2 min de leitura

FAMÍLIA INABALÁVEL – PERDOAR É MELHOR DO QUE SE VINGAR
Diácono Vantuil Groetaers
“E, lançando-se ao pescoço de seu irmão Benjamim, chorou. E, abraçado com ele, Benjamim também chorou. José beijou todos os seus irmãos e chorou, abraçado com eles. Depois, os seus irmãos falaram com ele.” (Gênesis 45.14-15)
Todos nós conhecemos bem a história de José. Preferido do pai, invejado pelos irmãos e, por conta disso, vendido como escravo para outra nação, onde foi injustiçado e esquecido na prisão. José tinha todas as razões para ser revoltado com a vida e viver em rebeldia. Ele poderia ter nutrido ódio por seus irmãos e se afastado de Deus. No entanto, sua história nos ensina sobre fé, perdão e propósito. Ele foi fiel em situações difíceis (Gn 39.1-6; 20-23), resistiu à tentação (Gn 39.7-13), foi altruísta (Gn 40.7), dependente de Deus (Gn 41.16; 45.8), irmão amoroso (Gn 42.24-25; 43.30; 45) e filho afetuoso (Gn 45.23; 47.7).
Em todos esses aspectos, José nos ensina muito. Mas o que dizer sobre o perdão? Será que foi fácil perdoar seus irmãos?
José tinha o “direito” de retribuir o mal que seus irmãos lhe causaram no passado. No entanto, ele escolheu substituir a justiça pela misericórdia e pelo amor. Foi exatamente isso que Jesus fez por nós na cruz do Calvário: Ele agiu com amor e misericórdia. E Ele espera que nós também façamos com aqueles que nos ofendem. Perdoando, reconciliando, trazendo de volta para perto.
Alguém, em algum momento, fez algum mal a você? Se sim, o que você tem feito com o mal que lhe fizeram? Alimentado o rancor, o ódio, o sentimento de vingança?
APLICAÇÃO PRÁTICA
Se isso aconteceu em algum momento de sua vida, ore por essa pessoa. Peça a Deus que lhe dê uma oportunidade de reconciliar-se com ela. Rancor só faz mal para quem o sente. Desapegue se do rancor, da mágoa, da raiva, e dê lugar à reconciliação e ao amor.





Comentários