top of page

31 dias de oração - 2° dia

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 2 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de mai.

ree

2º DIA

INABALÁVEIS NA PROTEÇÃO DA FAMÍLIA


Pr. Roosevelt Arantes


“Pela fé, Moisés, depois de nascer, foi escondido por seus pais durante três meses,

porque viram que era um menino bonito e não temeram o decreto do rei.” (Hebreus 11.23)


Por três meses, os pais de Moisés o esconderam, mas, cientes de que não poderiam mais mantê-lo em segredo, agiram com fé, tomando atitudes para preparar seu filho a sobreviver no rio Nilo.


Sabemos que não podemos esconder nossos filhos por toda a vida. Por isso, é responsabilidade dos pais prepará-los, ensinando princípios e valores, para que possam enfrentar os desafios do mundo.


Os pais de Moisés foram ALTRUÍSTAS. Eles arriscaram suas vidas pela vida do filho. Cada vez mais, percebemos pais que não se dispõem a dedicar tempo aos filhos. Preferem trabalhar mais, estudar mais, jogar mais, e se doam menos para suas crianças. Anrão e Joquebede se arriscaram para salvar o filho. Se eles fossem descobertos desobedecendo a ordem de Faraó, certamente pagariam com a vida. Hoje, os pais se tornam altruístas quando estão dispostos a dormir mais tarde para dedicar tempo todas as noites, lendo a Bíblia ou histórias bíblicas para seus filhos, orando juntos antes de dormir e abençoando-os com a bênção araônica (Números 6.23-25). Pais se tornam altruístas quando optam por estudar menos, trabalhar menos e brincar mais com seus filhos. Agir pela fé é dedicar tempo de qualidade

para nossos filhos. Os pais de Moisés também foram SÁBIOS. Eles reconheceram que não podiam proteger a criança para sempre (Êx 2.3), então prepararam tudo o que era necessário para enviar seu filho “ao mundo”, de forma a preservar a vida dele. Isso significa preparar os filhos para os desafios que irão enfrentar. Deixar que chorem quando estiverem tristes. Corrigi-los quando fizerem pirraças. Não impedir que se frustrem oferecendo um celular para “acalmá-los”. Pais superprotetores não favorecem o amadurecimento de seus filhos. Anrão e Joquebede não apenas colocaram Moisés no rio, mas também designaram a irmã dele para acompanhá-lo. Isso é o que podemos chamar de liberdade vigiada, que consiste em não abandonar os filhos na escola sem acompanhar periodicamente sua rotina; é não permitir que durmam na casa de outras pessoas enquanto ainda são vulneráveis a qualquer tipo de violação. Os maiores índices de violência sexual vêm de pessoas próximas, quem não levantam suspeitas. A liberdade vigiada é reconhecer que cada filho que Deus nos dá tem um valor inestimável, pelo qual somos integralmente responsáveis e pelos quais daremos conta de como cuidamos deles, como bons mordomos.


Por fim, os pais de Moisés CONFIARAM na intervenção divina. Eles prepararam tudo para colocar o filho no rio, mas aguardavam que Deus fizesse um milagre. E Ele fez. Alguém já disse que: “Devemos trabalhar como se tudo dependesse de nós e orar como se tudo dependesse de Deus”. Famílias edificadas na Rocha jamais devem esquecer de depender de Deus, orando continuamente.


APLICAÇÃO PRÁTICA

Liste as ações que você pode praticar para preparar seus filhos para enfrentarem o mundo e as ações que precisam ser tomadas para exercer uma liberdade vigiada. Por fim, apresente a Deus em oração as áreas desafiadoras da sua família em que você precisa de um milagre do Senhor.

 
 
 

Comentários


SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page