top of page

31 dias de oração - 12° dia

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 12 de mai.
  • 2 min de leitura
ree

INABALÁVEIS NA RESTAURAÇÃO

Pr. Roosevelt Arantes


“Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora, que se conserve a vida de muita gente.” (Gênesis 50.20)


É certo que todas as famílias experimentam conflitos em diversos aspectos. Conflitos de gerações, conflitos de gostos, conflitos de ideias. Isso não significa que a família seja caracterizada como um ambiente de conflitos; pelo contrário, ela é projetada por Deus para ser um ambiente de segurança emocional, física e espiritual. No entanto, como traços do pecado na humanidade, os conflitos ocorrem.


Uma família edificada em Jesus Cristo e fundamentada em seus valores é inabalável em experimentar a restauração. Podemos ver o padrão de restauração na vida de José, que vivenciou diversos conflitos familiares e externos, mas que enxergou todos eles à luz da soberania de Deus.


Em sua história de vida, José experimentou ódio, inveja, rejeição (Gn 37.4) e raiva (Gn 37.5) por parte de seus irmãos, foi incompreendido por seus irmãos e por seu próprio pai (Gn 37.8,10-11). Foi ameaçado de morte (Gn 37.18), agredido (Gn 37.23-24), traído (Gn 37.26-28) e rebaixado de filho querido a escravo (Gn 36). Tudo isso poderia ter gerado em José um sentimento de ódio por seus irmãos e desprezo pela família. Por bem menos, alguns tem guardado mágoas de familiares, desprezado o valor da família e preferido viver isolado, mas José não assumiu esta postura.


Com a morte de seu pai, os irmãos de José pensaram que ele se vingaria. No entanto, por compreender que sua vida estava sob a soberania de Deus, ele escolheu o caminho da restauração. Em vez de se vingar, José consolou seus irmãos e os sustentou, afirmando: “Não tenham medo; será que eu estou no lugar de Deus? Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora, que se conserve a vida de muita gente. Portanto, não tenham medo; eu sustentarei vocês e os seus filhos. E assim José os consolou e lhes falou ao coração” (Gn 50.19-21).


Uma família fundamentada em Cristo é inabalável porque sempre opta pelo caminho da restauração. Esse caminho passa pelo RECONHECIMENTO da soberania de Deus, pela CONFIANÇA de que, em sua soberania, Deus sabe o que é melhor para nossa vida – o que estamos passando tem um propósito e, no final, Deus transforma todo o caos em ordem –, e passa também pela ATITUDE de perdoar e pelo AMOR.


Famílias inabaláveis põem em prática os princípios do perdão de Deus por nós, por meio de Cristo, perdoando aqueles que nos fizeram o mal.


APLICAÇÃO PRÁTICA

Reserve um momento para pedir ao Senhor que lhe revele os familiares que o magoaram e que você precisa perdoar. Solicite também a Deus que lhe mostre aqueles a quem você deve pedir perdão. Reconheça que Deus permanece no controle de todas as situações. Confie que, independentemente das dificuldades que você tenha enfrentado, Deus transformará tudo em bênção. Perdoe e pratique o amor de Cristo, surpreendendo essa pessoa com algo que a conduza ao conhecimento do amor de Deus.

 
 
 

Comentários


SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page