“Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido, como ao Senhor. Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela. Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo. E vocês, pais, não provoquem os seus filhos à ira, mas tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 5.22,25; 6.1,4).
Imagine um campeonato, uma competição entre famílias. Imagine que você e sua família irão participar de uma corrida de bastão. Nesta corrida, cada membro da equipe corre o máximo que consegue até uma determinada parte do percurso, passando o bastão para o próximo membro, que continua correndo sua parte, e assim por diante. A família em que cada membro se esforçou mais, correu mais, teve mais união e buscou o mesmo objetivo, certamente vencerá.
Nesta “corrida de bastão da vida”, se um membro da equipe (família) não fizer bem a sua parte, o resultado final não será alcançado, não apenas por ele, mas por toda a família. Da mesma forma, para se ter uma família inabalável, é preciso que cada membro seja OBEDIENTE ao que o Senhor ordenou. Às esposas, Ele ordena: “Sujeitem-se aos seus maridos”. Aos maridos, Ele ordena: “Amem a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela”. Aos filhos, Ele ordena: “Obedeçam a seus pais”. Aos pais, Ele ordena: “Não provoquem os seus filhos à ira, mas tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor”.
Deus deu uma responsabilidade importante para cada membro da família. É impossível ter uma família inabalável se cada membro não fizer sua parte nesta “corrida de bastão da vida” e não estar debaixo da vontade soberana do Senhor.
Muitas famílias estão sendo abaladas pelo inimigo, devido a brechas abertas pela desobediência de maridos, esposas, filhos e pais. Não se engane: todos os dias o diabo investe para que façamos o que o coração deseja. Mas o Senhor nos alerta sobre isso em Jeremias, quando diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (17.9). Para se ter uma família inabalável e edificada na Rocha, devemos VIVER de acordo com a VONTADE DE DEUS.
APLICAÇÃO PRÁTICA
Maridos, amem sua esposa com o referencial de Cristo, que amou a igreja incondicionalmente, até a morte, se necessário. Esposas, sejam submissas, ajudadoras e auxiliadoras, estando ao lado de seus maridos. Filhos, obedeçam a seus pais, pois eles são instrumentos de Deus para formar Cristo em vocês. Pais (casal), ensinem e inculquem os preceitos de Deus em seus filhos. A formação espiritual deles é muito mais importante do que a acadêmica. Diplomas não os levam para o céu! Só Jesus é capaz! Obedeçam ao Senhor!
Comentários